Bio Escultura Arborea


















Realizada próxima ao Atelier de Artes da FAV. Proposta de fazer várias faces saindo das árvores que foram podadas. O grito da Natureza em meio ao caos da cidade! Uma forma de homenagem e um pedido de desculpa para natureza, pelas explorações, desmatamentos e as atrocidades causadas pelo homem ao meio ambiente. (ECO INTERVENÇÃO)
A escultura tem em sua composição materiais brutos que foram utilizados de forma que não agrida a superfície da base onde ela emergirá. A argila bruta serve como um pré-molde e sustentação inicial para a serragem que depois será posta ao seu derredor, o musgo que retirado antes da própria natureza completa a bio escultura, tornando assim o resultado natural confundindo assim o expectador, colocando a questionar se realmente a escultura emergiu da natureza ou foi alguma intervenção feita pelo homem.
A escultura já antes pensada, agora feita devido a um incentivo a universidade na disciplina do professor Orlando Manesk.  Finalmente se dá início, misturando arte com biologia. _Sempre gostei da natureza e gosto de tudo que vem dela.  Somos todos da natureza, daí a ideia de homenagear o que o homem tanto denegriu.  Uma escultura que simboliza a aproximação do homem com o fato. O fato que ele leva sem culpa. O fato do desmatamento, que é realizado hereditariamente sem que aja defesa.
 O grito da Natureza! Esse seria o grande título talvez! Mas o que é um título? O que é minha teoria? Já que uma imagem vale mais que mil palavras, tão simples, tão corriqueira. Vale mais um sentimento inspirado por algo que acontece, inconscientemente ou conscientemente. O importante é todos estarem na mesa sintonia, na mesa natureza. Talvez nada se entenda, o que o “artista” tenta colocar perante o mundo, ele apenas tenta. Mas quando qualquer arte é posta perante uma sociedade, ela deixa de ser do artista e fica sendo do povo, da sociedade, ela perde a autoria de quem a fabricou. Não mais minha a obra é, E sim de quem vier! Informalmente eu termino este texto, agradeço desde já quem está comigo fazendo parte deste pensamento nesse momento!  E  um dia este pensamento pode estar sendo questionado assim com este momento! E a obra pode apenas ser um assunto colocado em uma sala de aula em uma faculdade!


Carpe diem

O Processo segue colocando de forma adicional de argila sobre a superfície ferida...
no início de forma aleatória, do baixo e médio relevo...
É necessário a fixação de suportes com (pregos ou achuras profundas) para maior permanência da escultura e equilíbrio após o termino... 



As primeiras formas de uma carranca imaginária imagens do inconsciente...
Espátulas são necessárias para maior detalhamento e modelagem escultórica..
seguem gestos mais profundos...
Inserindo  pó de serra com cola...
uma interação com a criação...
a obra já pode ser protegida da chuva com uma sacola para que seque de preferência 1 dia (24hs) se não tiver precipitações de chuva...



Um relato um manifesto no espaço tempo.
Homenagem a todas as árvores que morreram para satisfazer as necessidades humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato a todos!